Esse texto é uma reflexão, mas também mostra uma posição terapêutica a respeito dos nossos erros e do arrependimento. Muitas vezes nós percebemos que cometemos algum erro e ficamos muito tempo “chafurdando” no arrependimento.
É muito bom nós termos consciência de quando erramos e fizemos alguma coisa que não se adequa com a nossa consciência, ou porque prejudicou a nós mesmos ou outra pessoa.
Mas existe um momento em que nós devemos ver esse erro, evitar cometê-lo novamente e parar de ficarmos nos culpando e criticando por ele, ou seja, temos que ter a consciência de que erramos, pois não é bom ficarmos negando as coisas que já percebemos que fizemos e que não se adequam mais a nossa consciência.
Mas ao mesmo tempo existe um momento, em que você deve usar isso para o seu bem, ou seja, para evitar novos erros e não para ficar na energia da culpa, do arrependimento: “porque eu fiz aquilo meu Deus???”.
Fez, errou, veio o arrependimento, não faça mais, perceba a raiz, é muito importante dentro dos nossos erros descobrirmos porque erramos, muitas vezes um erro no fundo tinha uma boa intenção.
Por isso dizem: “que de boas intenções lá embaixo está cheio”, porque muitas vezes as pessoas começam as coisas com uma boa intenção e no final acabam se perdendo na boa intenção, isso acontece muito.
Assisti a um filme que mostrava a possibilidade de uma pessoa voltar no tempo conforme ela quisesse, o nome do filme é: “Questão de tempo”.
É um filme que tem um ar adolescente, no começo não estava dando muito pelo filme, mas me fez repensar essa posição da possibilidade de voltar e refazer algo de uma forma melhor, e quando terminou o filme fiquei pensando: “O que eu voltaria no passado que eu faria diferente?”.
Existem várias coisas que quando olhamos para trás e percebemos que os nossos valores mudaram, que aquele ponto não existe mais, que determinadas muletas que usávamos não temos mais necessidade: porque crescemos.
Você às vezes olha para trás e fala: “puxa isso aqui eu poderia ter feito diferente”.
O filme é interessante porque o personagem principal fica sempre voltando no tempo, ele faz um erro e sente o arrependimento, às vezes um erro pequeno, por exemplo, ele falou uma coisa errada para uma menina que está querendo conquistar, então ele fala: “não, deixa eu voltar ali e vou fazer de conta que isso não aconteceu”, ele volta e fala a coisa certa, porque ele já sabe qual é a coisa certa com a menina.
Pensei: O que eu voltaria se fosse voltar 10 anos atrás? O que eu faria diferente?
Existiram coisas que vieram na minha mente, mas imediatamente me veio à seguinte reflexão: todas essas coisas que foram erros, que considero que foram coisas que eu poderia fazer diferente, que gostaria de ter feito diferente e pensei: “tudo isso que errei me fez crescer demais”.
Conclui que os meus maiores erros, aquelas pedras maiores que tropecei, foram os pontos da minha vida que mais me fizeram crescer, porque tive que ver aquele erro e aprender, para não mais errar, ou seja, aquele erro de certa maneira serviu para o meu crescimento pessoal.
Arrependimento – Primeira Dica
Acredito que é muito interessante nós olharmos para os nossos erros, para a nossa sombra, para termos a consciência do que ela é, se não olharmos não vamos ver, e se não vermos não vamos transformar, ela vai ficar latente pulsando, sem você conseguir mexer.
A mesma coisa com os erros, o grande problema é a pessoa que não vê o erro, acha que sempre está certa, ela não vê onde pode se transformar.
Aquela pessoa que está totalmente satisfeita consigo mesma às vezes até é um perigo, porque ela não vê nada do que poderia melhorar, não vê nada do que poderia ter um desenvolvimento pessoal, ela estagnou, porque já está perfeita, não existe ninguém perfeito aqui, eu pelo menos não conheço.
Todos estão aqui para aprender, e os erros vão existir e quando você acha que não vai cometer mais um, você pode cometer um outro.
Estamos aqui sempre evoluindo, temos que tomar muito cuidado, inclusive em dizer: “não vou mais cometer aquele erro”, “esse erro eu não caio mais”, muito cuidado com a arrogância e a prepotência de dizer: “que não vai mais cometer”.
Porque às vezes vem uma prova justamente para você cometer aquilo, só para você baixar a sua bola e ser mais humilde e falar: “não fiquei atento fiz de novo”.
Por isso, orai e vigiai.
Imaginem como o Brasil seria diferente se os políticos vissem o que fazem, porque muitos devem entrar no congresso com boas intenções, só que a maioria chega lá, vê um sistema corrompido e desiste porque fala: “vai dar muito trabalho mexer nisso daqui”, “isso aqui a corrupção já está tão institucionalizada que para que eu vou querer mexer”, “deixa eu também entrar nessa onda”, assim as pessoas muitas vezes cometem erros que elas não pensavam que iriam cometer e que quando elas veem estão cometendo.
O importante é ficar atento, viu o erro, observou, sentiu o arrependimento, se tiver que chorar um pouco porque não foi o seu melhor, não era o que você queria, chora, se arrepende, mas depois vire a página.
Arrependimento – Segunda Dica
Reflita e Anote:
• Como eu vou transformar esse erro?
• Qual é a raiz desse erro?
• Se você comete sempre esse erro e não consegue se livrar, porque você comete sempre esse mesmo erro e mesmo tendo arrependimento ainda o repete?
• Porque você sempre tem esse padrão, por exemplo, de atrair alguém que vai te machucar?
• Porque você tem sempre o padrão de trair alguém que você no fundo gosta, mas que você sempre trai?
• Porque você tem sempre o padrão de certa maneira, de estar sempre achando que o pior vai acontecer e sempre com medo e sempre acaba atraindo isso?
Arrependimento – Terceira Dica
Trabalhar essas raízes é importante, às vezes isso está em questões com Pai e Mãe, que podemos trabalhar “Limpando Alquimicamente” com a Limpeza de Pai e Mãe, pois você está procurando reproduzir uma ferida que veio dos Pais dentro daqueles relacionamentos e isso pode ser trabalhado com a Alquimia.
Pode estar no Mapa Astral, porque às vezes você tem, por exemplo, um planeta retrógrado na casa 7, que é a casa do casamento e dos relacionamentos e ai sempre atrai o mesmo tipo de pessoa, que são aquelas pessoas que não vão te fazer feliz. Por isso é importante fazer o Mapa Astral.
Antes de começar a trabalhar com Alquimia e ser Alquimista trabalhei com florais alquímicos em mim, por isso acredito muito na Alquimia, como uma possibilidade de transformação da origem do erro, ou seja, ir no fundo, que é a Terapia Holística: Porque eu cometo esse erro? Porque eu tenho esse padrão? Ai, depois de ver onde está sua raiz ir lá e transmutar.
Caso tenha interesse em agendar uma consulta de Terapia Floral comigo basta clicar no link abaixo:
Arrependimento – Você que está lendo esse texto agora:
• Qual é o grande erro que você cometeu e que mais lhe traz arrepndimento?
• Qual é o grande erro que você ainda comete?
• Onde você pode melhorar?
• Como você poderia transformar esse erro hoje?
• Que lição você aprendeu com esse erro do passado?
Arrependimento – Quarta Dica
Transforme-se, use o erro e esse arrependimento ao seu favor, use esse ponto para você chegar em um patamar maior, para você ser uma pessoa melhor, para quando você sair daqui em vez de estar no ponto A que você chegou, você estar no C, no D ou quem sabe mais para a frente.
Arrependimento – Olhe:
• Onde está a sombra?
• Onde você pode melhorar?
• Onde você tem uma tendência ainda a cometer um erro e ter arrependimento?
Se você não vê nenhum, e se você se sente perfeito e não tem nenhum arrependimento, converse com alguém da sua intimidade e pergunte, porque às vezes você não está vendo coisas que você poderia transformar, e entra na estagnação que é um grande problema, estamos aqui para evoluir e não para estagnar.
Arrependimento – Mensagem
A minha mensagem maior com os erros e o arrependimento: eles existem para serem pontos a serem transformados, a serem revistos, a serem reavaliados, a serem ressignificados, são pontos, caminhos mais puxados dentro da nossa estrada da vida, que servem na verdade para termos toda a possibilidade de alma, de luz, que existe dentro de nós latente e que muitas vezes não manifestamos.
Espero que alguma frase, algum pensamento tenha sido útil para você que leu esse texto.
Namastê! (O Deus em mim saúda o Deus em você!)
Margarida
02 fev, 2016